Evite o desperdício: use a água de forma consciente

Share on facebook

Você tem noção de que a água do nosso planeta Terra é finita? Mesmo com 3/4 da superfície terrestre sendo coberta por água, quase toda ela é salgada e não está disponível para o consumo humano. Por isso mesmo, ninguém tem o direito de sair gastando água de qualquer forma. É um desrespeito consigo mesmo e com o próximo.

Em muitas regiões a disponibilidade de água é limitada, devido à concentração das chuvas em curtos períodos do ano ou à má gestão dos recursos hídricos, o que pode acarretar em escassez de água para o consumo humano e outros usos. Com o uso consciente da água, você preserva a natureza e garante o direito de outras pessoas de utilizar esse bem natural tão importante para a vida humana.

Preservar para garantir a vida

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a água potável e o saneamento como direito humano essencial para o pleno gozo da vida e de todos os outros direitos humanos, e ainda proclamou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, com o objetivo de sensibilizar a população e os gestores sobre a importância da água como recurso essencial para a humanidade, que deve ser preservado para garantir qualidade de vida.

Falando em água, tá com sede? Saiba o que é água alcalina e conheça os benefícios para a sua saúde.

A água é essencial para os seres humanos, animais e plantas, sendo usada para saciar a sede, preparar alimentos e higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho). Dessa forma, a água para consumo humano deve ser potável, ou seja, deve atender ao padrão de potabilidade estabelecido em norma pelos órgãos de saúde internacionais, e não oferecer riscos à população.

Como usar a água racionalmente em casa

O melhor aproveitamento da água hoje pode evitar que ela falte amanhã. Mas esse não é um conceito genérico e distante de sua realidade. Gastos exagerados em tarefas domésticas podem diminuir as reservas de água dos aquíferos e reservatórios que abastecem a sua cidade. Ou seja: seu desperdício de hoje pode resultar em dificuldades no consumo muito em breve.

Além de seguir essas dicas que apresentamos a seguir, é importante que você conscientize vizinhos, familiares e amigos. A sua economia representa uma diminuta fração que, somada aos esforços dessa rede de contatos, pode fazer a diferença. Além disso, respeitar e preservar a natureza nunca é demais.

  • Na cozinha: antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. Deixe a louça de molho e, quando for lavar, não se esqueça de manter a torneira fechada enquanto estiver ensaboando, abrindo apenas para enxágue
  • Na lavanderia: quando possível, reutilize a água dos últimos enxágues da máquina para a limpeza de pisos.
  • No banheiro: mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, e só abra quando for usar água. Tome banho rápido e mantenha o chuveiro fechado enquanto estiver se ensaboando. Priorize modelos de vaso sanitário com caixa acoplada ou externa e válvulas com dois níveis de água – acione a descarga apenas quando necessário.
  • No jardim: regue as plantas utilizando regador e, em casos de utilização de mangueira, é importante o uso de peça para uso racional, como aspersores.
  • Na limpeza: limpe a calçada com vassoura e balde. Para lavagem das áreas externas, garagens, jardins, áreas comuns e veículos, priorize o reuso de água, como, por exemplo, a água da sua máquina de lavar ou coletada do chuveiro enquanto toma banho. Outra opção é usar a água da chuva, caso possua recipientes próprios e fechados para o seu armazenamento.
  • Na casa toda: procure possíveis vazamentos nas pias, nos canos, nas torneiras e nas descargas. Use arejador ou torneiras mais eficientes para reduzir o fluxo de água e nunca deixe pingando, nem descarga e cano escorrendo. Feche o registro geral das torneiras quando for viajar.

Cuidados simples como esses fazem a diferença, mas dependem do compromisso de cada um todos os dias.

* Com informações da ONU e do Ministério da Saúde.


Queremos facilitar os cuidados com a saúde no dia a dia das pessoas, e com isso mudar suas vidas, não somente na saúde física, mas também emocional e financeira.

Através de produtos e serviços que promovam o bem estar do ser humano, eliminando os elementos complicadores, assim como da geração de conteúdos relevantes para ampliar o conhecimento sobre a saúde.

Último Artigos

O ritmo da vida moderna nos faz bem?

A vida moderna é cansativa e altamente desgastante para a sua vida? Você já sentiu esgotado ou desnorteado com tanta informação vinda de todas as direções?

VER MAIS »

10 dicas para uma alimentação saudável.

Já sei: você já vai começar a ler esse texto querendo uma receita mágica para comer bem, com todos os nutrientes que nosso corpo precisa para se manter, sem abrir mão daquela guloseima ou daquele outro prato que você “se acaba” de tanto comer. É possível?

VER MAIS »

Curta nossa página!

© Nateev . Feito com ♥ por Agência Primage