Evite o desperdício: use a água de forma consciente

Você tem noção de que a água do nosso planeta Terra é finita? Mesmo com 3/4 da superfície terrestre sendo coberta por água, quase toda ela é salgada e não está disponível para o consumo humano. Por isso mesmo, ninguém tem o direito de sair gastando água de qualquer forma. É um desrespeito consigo mesmo e com o próximo.

Em muitas regiões a disponibilidade de água é limitada, devido à concentração das chuvas em curtos períodos do ano ou à má gestão dos recursos hídricos, o que pode acarretar em escassez de água para o consumo humano e outros usos. Com o uso consciente da água, você preserva a natureza e garante o direito de outras pessoas de utilizar esse bem natural tão importante para a vida humana.

Preservar para garantir a vida

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a água potável e o saneamento como direito humano essencial para o pleno gozo da vida e de todos os outros direitos humanos, e ainda proclamou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, com o objetivo de sensibilizar a população e os gestores sobre a importância da água como recurso essencial para a humanidade, que deve ser preservado para garantir qualidade de vida.

Falando em água, tá com sede? Saiba o que é água alcalina e conheça os benefícios para a sua saúde.

A água é essencial para os seres humanos, animais e plantas, sendo usada para saciar a sede, preparar alimentos e higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho). Dessa forma, a água para consumo humano deve ser potável, ou seja, deve atender ao padrão de potabilidade estabelecido em norma pelos órgãos de saúde internacionais, e não oferecer riscos à população.

Como usar a água racionalmente em casa

O melhor aproveitamento da água hoje pode evitar que ela falte amanhã. Mas esse não é um conceito genérico e distante de sua realidade. Gastos exagerados em tarefas domésticas podem diminuir as reservas de água dos aquíferos e reservatórios que abastecem a sua cidade. Ou seja: seu desperdício de hoje pode resultar em dificuldades no consumo muito em breve.

Além de seguir essas dicas que apresentamos a seguir, é importante que você conscientize vizinhos, familiares e amigos. A sua economia representa uma diminuta fração que, somada aos esforços dessa rede de contatos, pode fazer a diferença. Além disso, respeitar e preservar a natureza nunca é demais.

  • Na cozinha: antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. Deixe a louça de molho e, quando for lavar, não se esqueça de manter a torneira fechada enquanto estiver ensaboando, abrindo apenas para enxágue
  • Na lavanderia: quando possível, reutilize a água dos últimos enxágues da máquina para a limpeza de pisos.
  • No banheiro: mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, e só abra quando for usar água. Tome banho rápido e mantenha o chuveiro fechado enquanto estiver se ensaboando. Priorize modelos de vaso sanitário com caixa acoplada ou externa e válvulas com dois níveis de água – acione a descarga apenas quando necessário.
  • No jardim: regue as plantas utilizando regador e, em casos de utilização de mangueira, é importante o uso de peça para uso racional, como aspersores.
  • Na limpeza: limpe a calçada com vassoura e balde. Para lavagem das áreas externas, garagens, jardins, áreas comuns e veículos, priorize o reuso de água, como, por exemplo, a água da sua máquina de lavar ou coletada do chuveiro enquanto toma banho. Outra opção é usar a água da chuva, caso possua recipientes próprios e fechados para o seu armazenamento.
  • Na casa toda: procure possíveis vazamentos nas pias, nos canos, nas torneiras e nas descargas. Use arejador ou torneiras mais eficientes para reduzir o fluxo de água e nunca deixe pingando, nem descarga e cano escorrendo. Feche o registro geral das torneiras quando for viajar.

Cuidados simples como esses fazem a diferença, mas dependem do compromisso de cada um todos os dias.

* Com informações da ONU e do Ministério da Saúde.


Rolar para cima

Este site utiliza cookies que são usados para fins estatísticos e permitem melhorar a sua experiência de navegação, além de proporcionar a personalização de anúncios e funcionalidades das redes sociais Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.