Sabe aquela música que pergunta, aos gritos:“Bebeu água? Tá com sede”? Não é à toa. Nosso corpo é composto de mais de 70% de água e, quando estamos com sede, já estamos levemente desidratados – ou seja, precisando repor água.
Você sabia que a desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce?, Jjá que o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos? E se, ao invés de prejudicar seu organismo privando-o de água, você pudesse aliar esse hábito saudável a outros benefícios que só têm a colaborar para um melhor funcionamento do organismo?
Medindo a qualidade da água
A água própria para consumo humano, chamada de água potável, não pode conter microrganismos patogênicos nem substâncias que representem risco à saúde em níveis superiores aos máximos permitidos pelos órgãos internacionais de saúde. Também não pode apresentar características como gosto, odor ou cor que deixem a água com um aspecto desagradável.
Lembra das aulas de Química? Olha elas sendo úteis para identificarmos a qualidade da água: um dos parâmetros importantes levados em conta nessa análise é o pH. Uma medição de pH revela-se a solução é ácida, neutra ou alcalina. O pH refere-se à medida logarítmica negativa (log) da concentração de íons de hidrogênio H + na solução. O pH é o índice, como um valor que indica o grau de acidez ou alcalinidade da água.
O pH de 7 significa neutralidade. Quando o pH é maior do que 7 a solução é chamada de alcalina. O pH do sangue do corpo humano (7,35 a 7,45) é alcalino. A água que tenha maior acidez (menos do que pH7) do que o corpo humano pode causar “a oxidação”. É por isso que é importante evitar que o nosso corpo se torne ácido e para isso, precisamos nos preocupar com o “processo de redução”. E é aqui onde encontramos um importante ponto a esse respeito: a maioria das águas engarrafadas ou filtradas são ácidas.
- A água e o pH
- pH 7 -> neutro
- pH menor que 7 -> acidez
- quanto menor o número do pH, mais ácida é a solução aquosa
- pH maior que 7 -> alcalino
O pH é medido em escala logarítmica, o que significa que com a diminuição de 1 ponto no pH torna a solução 10 vezes mais ácida; da mesma forma, o aumento de 1 ponto representa uma solução 10 vezes mais alcalina. Quando o fluido corporal mantém pH7.4, os germes ou outras bactérias não podem ter acesso ao nosso corpo e à medida que o sistema de defesa normal começa a operar para manter a nossa saúde, a circulação sanguínea pode estar em status estável de resistibilidade e recuperabilidade contra qualquer anomalia no corpo.
A importância do hidrogênio molecular
O hidrogênio molecular é extremamente importante para o organismo, pois tem a capacidade de fazer mudanças positivas ao nível celular. Os movimentos de hormônios e enzimas se tornam mais rápidos e eficazes. Além disso, o cérebro funciona melhor e de forma que você possa ter respostas mais ágeis. Portanto, beber água rica em hidrogénio é útil e altamente recomendado para se obter benefícios na saúde.
Pesquisas recentes de cientistas mostram que o hidrogênio molecular é um excelente antioxidante, ajudando a aliviar a carga do sistema imunológico. Devido ao seu pequeno tamanho, o hidrogênio molecular pode facilmente e rapidamente alcançar todas as células do nosso corpo, incluindo o cérebro e tecidos de órgãos profundos. Somente o hidrogênio pode passar através das membranas celulares para eliminar livremente radicais criados nas células, atuando em locais onde outros antioxidantes não conseguem alcançar.
Por que é saudável beber água rica em hidrogênio?
A água potável que contém alto nível de hidrogênio é a maneira mais eficaz de ingerir essa molécula. Além disso, o hidrogênio presente na água provou aumentar os níveis de hidratação, saciando a sede até seis vezes mais do que a água comum. Ela também pode melhorar a absorção de suplementos e dos nutrientes dos alimentos, além de promover as propriedades antienvelhecimento do corpo e ajudar o cérebro a funcionar melhor.
Se como esses benefícios já não bastassem, tem mais: a água alcalina ajuda a remover as impurezas do nosso corpo, melhorando a qualidade de células e órgãos. Ajuda a regular a pressão sanguínea para manter o melhor desempenho, como também previne o aparecimento de sintomas de artrite e reduz até a ocorrência de dores de cabeça.
E o que faz bem pro interior do corpo, também deixa nossa pele melhor, permitindo sua completa hidratação, mantendo a qualidade e afastando o surgimento ou acentuação de marcas de expressão e rugas. Até os cabelos também ganham em força, já que os folículos capilares recebem uma maior hidratação. Então, vamos matar a sede e ainda potencializar nosso organismo?